Durante o mês de novembro, ocorrem campanhas em todo país sobre o câncer de próstata. O assunto é relevante uma vez que, além do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens.

 

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou em entrevista à Gaúcha que é contra o rastreamento para prevenção do câncer de próstata. A posição é oposta ao que priorizavam as últimas campanhas para promoção da saúde do homem, que buscavam romper com o preconceito para que o exame que detecta a doença fosse feito como rotina.

— Não recomendamos que sejam feitos exames de rastreamento em todos os homens a partir de uma certa idade, o PSA (exame de sangue) e o exame de toque retal - segundo Gabbardo.

A nova orientação da secretaria é que os homens façam o exame quando tiverem sintomas, como perda de força do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção, dificuldade para urinar, urinar várias vezes durante a noite ou urinar e ainda ficar com a sensação de que a bexiga está cheia. Também precisam fazer os exames aqueles homens que têm histórico familiar de câncer de próstata.

Sobre o PSA(exame de sangue), o risco é o resultado do exame dar "muito falso positivo", conforme o secretário, o que vai gerar uma investigação com biópsia e cirurgias que não deveriam ser feitas.

— A grande maioria dos tumores da próstata é benigna. Entre os malignos, um grande número não se desenvolve. Os poucos que se desenvolvem deverão ser tratados adequadamente e com a agilidade necessária — afirma Gabbardo.

A nova orientação, conforme o secretário, não retardará diagnósticos da doença porque quando os sintomas aparecem ainda há tempo para o tratamento. A posição também é do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, da UFRGS e dos serviços de prevenção do Canadá, do Reino Unido e dos Estados Unidos, de acordo com a secretaria.

 

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/11/secretaria-da-saude-nao-recomenda-exames-de-prevencao-do-cancer-de-prostata-a-todos-os-homens-4893280.html

Voltar

TODOS DIREITOS RESERVADOS À VERTE|SAÚDE COPYRIGHT 2024

btnalo_terapia

whatsappimg2