Confira aqui as dicas de amamentação para seu bebê

Segundo último levantamento da Organização Mundial da Saúde realizado em 2017, apenas 39% das crianças brasileiras recebem o leite materno nos primeiros seis meses de vida. É buscando mudar essa realidade que do dia 01 a 07 de agosto é celebrado a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com o objetivo de promover a importância da amamentação exclusiva para o desenvolvimento saudável do bebê, além de trazer inúmeros benefícios para às mamães.

O leite materno pode melhorar a resistência da criança, evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e obesidade, auxiliar no desenvolvimento do sistema nervoso, além de prevenir anemias, diarreias e cólicas. Já para a mamãe a amamentação contribui para a perda de peso, melhora a absorção de minerais essenciais e pode funcionar como um anticoncepcional natural, já que durante o processo há o atrasoda ovulação e menstruação.

 

Confira abaixo 7 dicas de amamentação para vencer as dificuldades e amamentar seu bebê:

 

1. Estresse e sono são inimigos da amamentação

É comum que mães que passaram por algum estresse ou estejam muito cansadas tenham dificuldades em produzir leite em quantidade suficiente por estarem emocionalmente muito abaladas. Por isso, procure descansar sempre que conseguir.

 

2. Hidratação é essencial

Beba bastante líquido. A mãe que está amamentando deve tomar bastante líquidos, cerca de 3 litros de água por dia, para garantir uma boa produção de leite.

 

3. Prepare um ambiente para amamentar

Uma almofada adequada, uma poltrona certa e um ambiente calmo podem ajudar demais na amamentação.

 

4. Alimente-se bem

Na amamentação exclusiva, assim como durante a gestação, todos os nutrientes do dependem da mãe, pois a alimentação adequada tem relação com imunidade.  Por isso, procure evitar os industrializados e prefira alimentos mais saudáveis.

 

5. Insista na pega correta

No início você deve ajudar o bebê a conseguir a pega correta. Segure a mama com a mão em formato de C para fazer com que o bebê abocanhe toda a aréola. Só assim ele vai conseguir sugar o leite em quantidade suficiente.

 

6. Deixe o bebê mamar tudo

Só ofereça a outra mama depois do bebê esvaziar a primeira. A composição do leite materno é variável. No início, a mamada é mais leve, perfeita para hidratar, no final é que vem a gordura, ideal o bebê ganhar peso.

 

7. Dê valor ao Sol

O banho de sol por alguns minutos ao dia, nos mamilos, ajuda a fortalecê-los e a prevenir as fissuras e rachaduras durante a amamentação.

 

Fonte: Agência Brasil.

 

Voltar

TODOS DIREITOS RESERVADOS À VERTE|SAÚDE COPYRIGHT 2024

btnalo_terapia

whatsappimg2