Brasil registra 68 mil casos de Câncer de Próstata por ano

Não é de hoje que se conhece a dificuldade do homem em ir ao médico, e nada melhor que falar da saúde deles no Dia dos Pais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de homens que procuram realizar consultas preventivas é 30% menor à de mulheres. Resultado dessa baixa adesão são os números que assustam: Os homens vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres e morrem mais em todas as faixas etárias.  Por isso, aproveitamos a data para lembrar a importância da conscientização de doenças urológicas.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, INCA, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens no Brasil e o de maior incidência na região Sul. Estima-se cerca de 68 mil novos casos neste ano, ganhando até mesmo do câncer de mama, com 59 mil casos. Entre os principais fatores de risco são o histórico familiar e a idade. Portanto, a prevenção é fundamental para o controle da doença.

De acordo com o Médico Urologista da Verte Saúde, Tales Luiz Reale, entre os principais problemas que afetam a saúde do homem está a Hiperplasia Prostática Benigna e o Câncer de Próstata. Reale explica a Hiperplasia como a obstrução do fluxo urinário: “Quando o paciente apresenta sintomas como dificuldade de urinar, jato urinário fraco, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar”. Tales ainda explica o câncer de próstata como mais complicado pela sua difícil identificação: “O Câncer de Próstata é assintomático, ele não dá sintomas, por isso é necessário o exame anual, para sua prevenção”.

 

Fonte: INCA.

Voltar

TODOS DIREITOS RESERVADOS À VERTE|SAÚDE COPYRIGHT 2019