Uma das principais causas de morte no mundo, as doenças cardiovasculares podem ser evitadas com mudanças simples de alimentação

Cerca de 300 mil brasileiros morrem todo ano vítimas de problemas cardiovasculares como hipertensão, infarto e acidente vascular cerebral. O colesterol elevado é o principal fator de risco, estima-se que mais 12% da população brasileira possui altos índices da gordura, conforme dados da última Pesquisa Nacional de Saúde. E para promover a importância da conscientização e prevenção de doenças do coração, é que no dia 08 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

A maior parte do colesterol do nosso corpo é produzido naturalmente pelas próprias células, mas aproximadamente 20% é obtido pelos alimentos que ingerimos diariamente. Por isso, segundo a nutricionista da Verte Saúde, Daniela Ribeiro, a alimentação deve visar a redução de gorduras de origem animal, frituras no geral e gorduras trans: “A alimentação deve ser avaliada de forma individual. É importante aumentar o consumo de fibras, através da ingestão de frutas e verduras, bem como a introdução de alimentos integrais na alimentação diária, como pães, arroz, massas integrais”.

Porém, Daniela ainda chama a atenção para as populares receitas caseiras de chás e sucos que prometem diminuir os níveis de colesterol: “Existem muitas dicas nutricionais em relação a redução do colesterol, mas nem sempre há evidências científicas a respeito. O equilíbrio do colesterol está mais associado a perda de peso, quando o indivíduo se encontra em sobrepeso ou obesidade, introdução de atividade física na rotina diária e modificações dos hábitos alimentares”.

Descubra os 5 maiores vilões que elevam o colesterol:

  1. Produtos industrializados
  2. Frituras
  3. Carnes gordas
  4. Queijos “amarelos”
  5. Leite integral, manteiga e creme de leite

Fonte: Globo.com e Governo do Brasil

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